sábado, 4 de abril de 2009

Concursados na luta

Leitora aprovada em seleção reclama: 'temos direito à vaga!'
Rio - O Ministério da Saúde realizou, em 2005, concurso público para diversos cargos, no Rio de Janeiro: auxiliar de enfermagem, enfermeiro e médico. Alguns candidatos foram chamados e existe atualmente um banco de reservas válido até fevereiro de 2010.
Em contrapartida, vários hospitais federais do Rio de Janeiro, como Andaraí, Ipanema, Geral de Bonsucesso, Cardoso Fontes, entre outros, encontram-se com milhares de contratos temporários há mais de 2 anos.
Em fevereiro de 2007, diversas reportagens mostraram que o Ministério Público Federal encaminhou recomendação à União para que ela não prorrogasse os contratos temporários em vigor há mais de 2 anos, prazo máximo previsto na legislação. A recomendação não foi atendida e moveu-se uma Ação Civil Pública.
A justiça decidiu que são nulos os contratos temporários de profissionais de saúde que atuam nos hospitais federais. A 27ª Vara Federal do Rio ordenou à União que substitua esses funcionários irregulares por profissionais aprovados no concurso público, que tem um banco de reservas de mais de 45 mil aprovados - que nunca foram chamados.
Atualmente, existem mais de cinco mil profissionais contratados como temporários, que continuam trabalhando nos hospitais federais da cidade, desrespeitando essa situação.
Nós, os aprovados, estamos com a lei a nosso favor e temos o direito de ser convocados. É claro que esta substituição deverá ser feita de forma gradativa para não prejudicar a população.
Como podem continuar esses contratos ilegais? Temos o direito de ocupar a nossa vaga!
Fonte:o dia online

Nenhum comentário: