terça-feira, 14 de abril de 2009

AESA considera atípicas chuvas registradas em Patos

AESA informa que chuvas em Patos foram atípicas e atingiram 90% acima da média
A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) informou que as chuvas que caíram na madrugada desta terça-feira (14) na região de Patos foram atípicas. A AESA registrou quatro horas de chuva forte, 90% acima da média.

Uma forte nuvem em área estabelecida atingiu cerca 284,6 mm, podendo voltar a chover ainda nesta terça-feira (14) e amanhã (quarta-feira), mas não nesse patamar. Segundo a AESA, nesta terça-feira (14) o tempo encontra-se parcialmente nublado a nublado sobre boa parte do setor leste paraibano.
Ainda de acordo com a AESA, no decorrer do dia o tempo fica instável e favorável a chuvas, principalmente sobre as regiões do Agreste, Brejo e Litoral. Já no Sertão, o registro de chuvas durante este mês de abril é normal, devendo ocorrer pancadas isoladas de chuvas no final do dia de hoje.


transformou, em quatro de intensas intensas chuvas, um local em que o medo, o desespero de milhares de famílias, muitas delas com perda total de bens, outras tendo que ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros na escuridão da noite. Com mais de 280 mm, nesse curto período de chuvas, barragens, açudes sangraram, o que contribuiu para que ohuvesse rápida elevação das águas do Jatobá, que sangrou e, apesar da beleza que sempre despertou a atenção dos aptoenses, trouxe consigo perigo e inundações. O Rio Espinharas, onde em seu leito foram construídos dezenas de imóveis de maneira irregular, invadiu novamente residências.

Bairro como Jatobá, Morro, Novo Horizonte, Vila Cavalcanti, Sete Casas, dentre tantou outros, o desespero é geral das famílias atingidas. A solidariedade neste momento deve prevalecer. A Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro cedeu seu salão para receber as vítimas das enchentes. Nas estradas a Polícia Rodoviária Federal está tendo muito trabalho para organizar o tráfego, especialmente em dois trechos do Município de Patos, próximo à Barragem de Dona Elvina e nas imediações do Distrito de Santa Gertrudes. Parte da pista foi arrastada nesses trechos e o trânsito, apenas para carros pequenos, é lento.
Fonte:patosonline

Nenhum comentário: