segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Barack Obama diz a Lula que quer vir ao Brasil


O presidente dos Estados Unidos Barack Obama telefonou nesta segunda-feira, no fim da tarde, para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A conversa durou cerca de 25 minutos e, segundo o porta-voz da presidência da República, Marcelo Baumbach, foi um primeiro contato para dar início à relação entre os dois. Houve troca de convites para visitar os países e Obama disse que pode vir ao Brasil no verão americano (a partir de junho).
Segundo o porta-voz, Obama teria dito que espera se alinhar ao Brasil na coordenação pela paz mundial e também pela estabilidade na América Latina. Obama teria ainda pedido à sua equipe econômica que se coordenasse com o Brasil para aproximar posições com relação ao G20, em especial, quanto ao tema dos biocombustíves.
Lula disse ao americano que tem especial interesse no fortalecimento do G-20, na ajuda aos países africanos e, sobretudo, na discussão quanto aos temas relacionados às mudanças climáticas. Durante a conversa, Obama convidou Lula para visitá-lo, pois o brasileiro vai a Nova York em março para um seminário e poderia aproveitar para ir a Washington.
Visita – O democrata também pode fazer uma visita a Lula no Brasil. "O presidente convidou Obama para visitar o Brasil. Não ficou fechada uma data, mas o presidente americano disse que poderia ser durante o verão dos Estados Unidos", comentou o porta-voz.
O clima da conversa foi muito leve e, no final do telefonema, Obama pediu a Lula que o chamasse pelo primeiro nome. O presidente brasileiro aceitou e pediu que americano também o chamasse apenas de Lula.
O porta-voz disse que Lula salientou a Obama que sua eleição fará com que a visão da América Latina e do mundo sobre os EUA se modifique. "A sua eleição transcende os Estados Unidos”" disse o presidente ao líder americano.

Nenhum comentário: