terça-feira, 2 de junho de 2009

Serra é mais popular, mas Dilma avança

BRASÍLIA - Uma nova pesquisa CNT/Sensus divulgada segunda-feira traz mais números sobre perspectivas para a eleição presidencial do ano que vem. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, pela primeira vez passou o governador de Minas, Aécio Neves – pré-candidato tucano à vaga, que disputa a indicação com José Serra, colega de São Paulo, que continua o candidato mais conhecido.
Segundo a sondagem, Dilma venceria a corrida pelo Planalto em 2010 na disputa direta com Aécio Neves (PSDB). Ela recebeu 27,8% das intenções de voto contra 18,8% para Aécio. Em terceiro lugar ficaria a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), com 18,3% dos votos. É a primeira vez que Dilma aparece na frente do tucano. Em março, Dilma recebeu 19,9% das intenções de voto contra 22% de Aécio.
Mas a petista sairia derrotada na disputa com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB): o tucano ganharia com 40,4% das intenções de voto contra 23,5% de Dilma. Em março, porém, os votos na pré-candidata do PT somaram apenas 16,3% – o que mostra o crescimento da sua candidatura perante os eleitores.
Sem a presença de Dilma na disputa, Serra venceria com folga a ex-senadora Heloísa Helena e o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) – apontados como pré-candidatos ao Palácio do Planalto. Serra recebeu 44,2% das intenções de voto, seguido por Ciro, com 14,3% e Heloísa Helena, com 13,5%.
Se Serra for substituído por Aécio, ainda sem Dilma, a ex-senadora Heloísa Helena aparece como vitoriosa nas eleições – com 22,4% dos votos. Ciro ficaria em segundo lugar, com 20,1% dos votos e Aécio em terceiro com 19,3%.
Mais popular
A pesquisa também constatou que José Serra (PSDB) é o pré-candidato ao Palácio do Planalto mais conhecido da população brasileira. O tucano é conhecido por 94,9% dos entrevistados, contra apenas 3,7% dos que não ouviram falar do governador. Outros 1,5% não responderam. Entre os 94,9% que conhecem o governador, 63,2% afirmaram que poderiam votar no tucano. Serra tem uma rejeição de 25,9% dos entrevistados que não votariam no governador, além de 7,7% que votariam no pré-candidato somente o conhecendo melhor.
Aécio é conhecido por 65% dos entrevistados; 52,8% demonstraram interesse em votar no tucano. A sua rejeição chega a 28,5% de entrevistados que não votariam no tucano. Outros 14,4% responderam que só votariam no governador mineiro conhecendo melhor suas ações e 4,3% não responderam.
Dilma é conhecida por 72% dos entrevistados contra 26,1% que não ouviram falar na ministra. A petista receberia 54,6% dos votos entre os eleitores que a conhecem, mas registra um dos maiores índices de rejeição entre os quatro pré-candidatos: 32,4% dos eleitores que a conhecem não votariam na ministra. Outros 10,1% afirmaram que só votaria em Dilma conhecendo suas ações e 3% não responderam.
– As pesquisas são retrato passageiro e volátil, mostram apenas um momento. Tem muito sobe-e-desce, não dá para achar nem bom nem ruim – contemporizou Dilma

Já Serra não escondeu o entusiasmo:

– Isso é muito positivo, ter manifestação positiva em todo o Brasil sem propaganda minha nem do meu partido. (Com agências)
Fonte:JBOLINE

Nenhum comentário: