sexta-feira, 5 de junho de 2009

IBGE vai contratar mais de 4 mil pessoas para o Censo

Por conta da realização do Censo Demográfico de 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai criar novos postos de trabalho na Paraíba. O órgão vai precisar de cerca de 4 mil funcionários, que vão coletar dados nos 4,5 mil setores censitários. Os funcionários que vão participar dos levantamentos serão os servidores do quadro permanente da instituição, além de pessoas contratadas, em caráter temporário, por meio de concurso público. Segundo estimativas, cerca de um milhão de domicílios serão visitados nos 223 municípios paraibanos.
As atividades da equipe envolvida no Censo são coleta, supervisão, apoio e questões administrativas. A fase preparatória da operação censitária começou em 2007 e a nova coleta de dados deve ter início em 1º de agosto do próximo ano. A divulgação dos resultados acontece em dezembro de 2010.
As Comissões Censitárias Estaduais (CCE) auxiliarão no preparo da infraestrutura e na execução da coleta de dados. É nesse momento que o IBGE multiplica o seu quadro de colaboradores a fim de garantir a cobertura do território. No Estado, a Comissão Censitária Estadual foi instalada ontem, em evento que aconteceu no centro de eventos do Hotel Village, em João Pessoa, e contou com a presença do presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, do governador José Maranhão, além de outras autoridades.
A CCE terá como objetivo criar facilidades para a implantação das Comissões Municipais de Geografia e Estatísticas, disponibilizar insumos para a base territorial do IBGE, oferecer apoio logístico estadual, acompanhar as atividades censitárias e auxiliar na divulgação.

Nenhum comentário: