quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

ACM Neto é eleito 2º vice-presidente e corregedor da Câmara

BRASÍLIA - Com 404 votos a favor e 67 em branco, o deputado Antonio Carlos Magalhões Neto (DEM-BA) foi eleito na tarde desta quarta-feira para a 2º vice-presidência da Câmara, que responde também pela corregedoria. O cargo ficou vago na segunda-feira, após a renúncia do deputado Edmar Moreira (DEM-MG) , dono de um castelo avaliado em mais de R$ 20 milhões , acusado de denúncias de sonegação fiscal e irregularidades trabalhistas. Após a eleição, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), lembrou que ACM Neto é o integrante mais jovem da Mesa Diretora.
No início da tarde, o líder do PDT na Câmara, Brizola Neto (RJ), retirou a candidatura do deputado Carlos Manato (PDT-ES) da disputa. De acordo com o líder pedetista, Manato resistiu até o fim, mas acabou delegando ao partido a decisão de retirar ou manter a candidatura. Ameaçado de expulsão da legenda, ele foi convencido que havia um acordo para resolver um problema institucional na Casa, depois do desgaste com a renúncia de Edmar Moreira.
ACM Neto foi indicado após acordo com base governista
O nome de ACM Neto foi indicado após a construção de um acordo com o PT, o PMDB e outros partidos como o PDT de Manato em reunião de líderes com Temer. A primeira missão do novo corregedor será decidir se abre investigação sobre as suspeitas de que Edmar usou notas frias para transferir recursos da verba indenizatória para suas empresas de segurança.
Nos últimos três meses, Edmar declarou ter gastado quase a totalidade dos R$ 15 mil mensais em segurança pessoal. O novo corregedor terá que decidir se leva adiante a aprovação de um projeto apresentado pelo PSOL derrubando o veto da Mesa à divulgação das notas fiscais que os parlamentares apresentam para justificar gastos.


Fonte: O GLOBO

Nenhum comentário: