segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

PETI DE PIANCÓ PB

Uma das atividades para os alunos do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do Município de Piancó são as aulas de Capoeira com o professor Wenio. As aulas acontecem todas as semanas com uma grande participação de alunos, mesmo sendo uma atividade opcional. Através da capoeira, os seus praticantes poderão encontrar alguns elementos fundamentais para o exercício de sua cidadania, como a integração sócio cultural, a promoção de auto estima, além do resgate das raízes étnico culturais brasileiras.


As aulas tiveram aceitação imediata dos alunos, onde muitos encontraram uma forma de identificação, seja pela luta, pela dança, pelo canto, pelos instrumentos musicais, onde dentro de sua proposta a espontaneidade, a criatividade, a liberdade e a alegria, trazem ótimos resultados.


A prática constante da capoeira desenvolve de maneira integrada flexibilidade, agilidade, equilíbrio, resistência, potencia muscular e concentração, coragem, reflexo e criatividade, muito importante para a criança e adolescente, onde os ensinamentos ultrapassam os aspectos das atividades físicas, onde é trabalhado a parte musical, rítmica, histórica, seus fundamentos e influencias nos acontecimentos nacionais, onde, através dos aspectos desportivos, educacionais, lúdicos, terapêuticos, artísticos, culturais e folclóricos vem ajudando os praticantes e proporcionando aos mesmos a oportunidade de buscar a sua identidade cultural.


O professor de capoeira Wenio, acredita que a prática do esporte ajuda na inclusão social. “Aqui as crianças aprendem respeito, disciplina e organização, procuramos mostrar a importância da capoeira através dos seus movimentos rítmicos de expressão”, disse ele.


A capoeira ensina disciplina pessoal e domínio dos impulsos, os agressivos se acalmam, os tímidos adquirem segurança e serenidade, todos aprendem o respeito pelo próximo, pelo professor e pelos colegas. Todo este conjunto estimula e promove a qualidade de vida de qualquer que seja o individuo.
Fonte: políticasenegocios.com

Nenhum comentário: