terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Hemocentro

O Hemocentro da Paraíba está fazendo um apelo por mais doação de sangue neste mês de dezembro.
A solicitação acontece em razão da crescente demanda registrada a cada final de ano e na perspectiva de suprir estoque regulador para abastecer a rede hospitalar da Paraíba.
As festas de fim de ano representam um período crítico, já que há uma tendência no aumento dos acidentes automobilísticos e, conseqüentemente, no número de atendimentos e procedimentos cirúrgicos nos hospitais, o que eleva a procura por sangue nas unidades assistenciais e na própria rede Hemocentro.

A necessidade por mais doações de sangue, seja qual for o tipo, é a principal preocupação da Rede Hemocentro da Paraíba, que lembra as pessoas que doar sangue é, sobretudo, um ato de amor. "A vida de pessoas depende desse gesto", lembra a coordenadora da Rede Hemocentro, Verônica Morais.

Conforme adianta a coordenadora, o Brasil inteiro registra uma queda acentuada nas doações, "e nossa preocupação é no sentido de evitar uma baixa ainda maior, especialmente no suprimento das unidades assistenciais e na própria rede Hemocentro. É um período muito crítico para nossa rede".

A Rede Hemocentro da Paraíba pede o engajamento dos meios de comunicação para que os mesmos mobilizem a população sobre importância da doação de sangue.

Para ser doador, esclarece a coordenadora da Rede Hemocentro, basta ter idade de 18 a 65 anos, estar com peso acima de 50 kg, não tomar remédio controlado, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estar gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros que garantam a qualidade do sangue coletado. "Não existe risco no ato de doar sangue. Todo o material é descartável e também não é necessário ficar doando sangue sempre porque doou uma vez", lembra Verônica Morais.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto é composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande

Nenhum comentário: