domingo, 18 de outubro de 2009

Blog do Planalto

Um novo lar para quem abriu caminho às obras do rio São Francisco

O presidente Lula encerrou na tarde desta sexta-feira (16/10) sua viagem de inspeção das obras de revitalização e integração do rio São Francisco, que durou três dias pelo sertão nordestino, entregando casas populares na recém-construída Vila Produtiva Rural da Fazenda Junco, próxima à cidade de Salgueiro (PE). Em vez de discursar, Lula fez o sorteio de algumas unidades da nova vila entre as pessoas que compareceram ao evento.

ATUALIZAÇÃO: Após a visita à Vila Junco, o presidente Lula seguiu de helicóptero para Mauriti, no Ceará, onde visitou as obras do Eixo Norte na cidade. Depois foi para Juazeiro do Norte, sobrevoando a ferrovia Transnordestina, retornando para Brasília no final do dia.

O Blog do Planalto conheceu na última terça-feira o Núcleo Habitacional Fazenda Junco, a primeira de 18 Vilas Produtivas Rurais previstas no Projeto São Francisco. Veja o que são elas:

A vila foi construída para ser o novo lar de famílias que foram reassentadas devido à construção do Eixo Leste do Projeto São Francisco. Para viabilizar as obras dos Eixos Leste e Norte, 100 metros das margens dos canais construídos foram desapropriados. Com isso cerca de 790 famílias vão mudar de endereço para viver em condições iguais ou melhores as que viviam anteriormente, garante o Ministério da Integração Nacional.

Na Fazenda Junco já foram construídas 55 casas, escola, centro comunitário e uma praça. Além das casas, cada família terá uma área para produzir alimentos para subsistência -- principalmente cebola, milho e feijão -- e sistema de irrigação. Os agricultores também receberão apoio de assistentes sociais para que formem cooperativas e vendam conjuntamente os excedentes da produção.


Nenhum comentário: